Sobre Boca da Mata

O bairro de Boca da Mata, surgiu no início dos anos 90, como última expansão do Conjunto Habitacional Cajazeiras, inaugurada nos anos 80.

Tem, segundo números aproximados da USFBM, uma população estimada em 14.000 habitantes.

Assim como toda Cajazeiras, Boca da Mata tem por característica ser um bairro-dormitório, ou seja, a sua população habita o local para descansar e dormir, já que seus empregos estão localizados nas regiões centrais da capital ou em bairros vizinhos. A população jovem não dispõe de escolas de nível fundamental e médio na região que abrange a USF do bairro. Como Boca da Mata é muito extensa, a área foi dividida entre duas USF's. Além da USF Boca da Mata, situada no final de linha, há a USF Yolanda Pires, fixada na região de entrada do bairro.

É na área de atuação da Yolanda Pires, que existem as escolas públicas de nível fundamental e médio onde os jovens daqui estudam.

A localidade é carente de serviços essenciais, sobretudo, bancos, casas lotéricas e hospitais. Os moradores fazem uso da zona comercial de Cajazeiras, situada na região do bairro de Cajazeiras 10, ou dos Shoppings Salvador Norte, este localizado em São Cristóvão, e Cajazeiras, além do Mercado Municipal (em fase de término de construção e de inauguração). Mas existem pequenos comércios que suprem da melhor maneira aos seus habitantes. Entretanto, há uma incidência maior de bares e igrejas de culto evangélico.

Inicialmente, Boca da Mata foi formada por servidores públicos, notadamente, da esfera estadual e logo em seguida, vieram para cá os trabalhadores assalariados. O bairro tem outra peculiaridade: o seu ar bucólico, quase de interior. É cercada por zonas de mata atlântica nativa.

Por estar em uma área estruturada, seus moradores tem acesso à coleta de lixo regular e de esgoto e dispõem dos serviços de distribuição de telefonia, tv por assinatura e eletricidade. O serviço de transporte coletivo é incipiente e não atende a demanda.

Boca da Mata faz limite com os seguintes bairros:

  • Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4;
  • Cajazeiras 11;
  • Cassange;
  • Mussurunga (incluindo Vila Verde e parte da Estrada Velha do Aeroporto).

Fica a pouco mais de 50 minutos de carro, da vizinha cidade de Lauro de Freitas e dos bairros de Itapuã, São Cristóvão, Barro Duro, Jardim das Margaridas e Stella Mares, além do Aeroporto Internacional da cidade e da Estrada Cia-Aeroporto (BA-526), que liga a capital aos municípios metropolitanos de Camaçari, Simões Filho, Dias D'Ávila e a BR-324. Para o Centro de Salvador, fica distante cerca de 1h30.